Estudos Bíblicos

Webnode
24/10/2012 23:09

Fazei tudo o que Ele vos disser!

Leia com atenção, à meia voz, Jo 2,1-11. A passagem é muito conhecida e, talvez, você já a tenha...
03/08/2012 11:59

JESUS E ZAQUEU SE ENCONTRAM

  Iniciando hoje o nosso caminho para um melhor conhecimento da Palavra de Deus. Você...
01/07/2012 18:16

Conhecendo a Bíblia

Bíblia - A palavra Bíblia vem do grego e significa LIVROS, contém mensagens que dizem...

Estudos Bíblicos

Como ler as citações bíblicas

 

As citações de textos bíblicos são apresentadas da seguinte maneira:   nome do livro (em breve estarei postando as abreviaturas), seguindo do capítulo e do versículo em questão.

Muito importante, porém, é saber distingueir o valor dos diversos sinais de pontuação:

vírgula (,) separa o capítulo do versículo;

O ponto (.) indica um salto entre os versículos: ler somente o número que precede e o que segue;

hífen (-) é o contrário do anterior: ler desde um versículo até o outro, sem omitir os versículos intermediários;

ponto e vírgula (;) separa citações, dentro do mesmo livro ou de um livro para outro;

Um esse (s) indica o versículo imediantamente seguinte ao número que o precede; dois esses (ss), os dois seguintes;

Quando não se indica o versículo, é sinal de que se trata do capítulo inteiro; 

travessão (_) é adotado para citações extensas que ultrapassem o capítulo.

 

Exemplos:

1Cor 4,6-13:   Primeia Carta aos Coríntios, capítulo 4, versículos 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13.

Jr 32,17-22.27ss:  Jeremias, capítulo 32, versículo 17, 18, 19, 20, 21, 22, 27, 28, 29.

Pr 9,10; Sl 110,10; Eclo 1,16:   Provérbios, capítulo 9, versículo 10; Salmo, capítulo 110, versículo 10 e Eclesiástico, capítulo 1, versículo 16.

Is 40_55:   Isaías, capítulos 40 até 55 includive, isto é, 16 capítulos inteiros.

Jo 11:   Evangelho segundo São João, capítulo 11 inteiro.

Tb 5s ou Tb 5_6:  Livro de Tobias, desde o capítulos 5 e 6.

Sl 95ss ou Sl 95_97:   Salmos 95, 96, 97.

Tb 5,5_12,22:   Livro de Tobias, desde o capítulo 5, versículo 5, até o fim do capítulo 12 (versículo 22).

Rm 12,14.17.20s:   Carta aos Romanos, somente os versículos 14, 17, 20 e 21 do capítulo 12.

 

O sinal "[...]" significa que houve corte na passagem bíblica.

DINÂMICA  DA  LECTIO  DIVINA

Com as palavras-chave de Dom Guido, monge e autor dda Lectio Divina, poderíamos visualizar estes movimentos da seguinte maneira: saio de mim na LEITURA, Deus vem a mim na MEDITAÇÃO. Saio de mim na ORAÇÃO e Deus vem a mim na CONTEMPLAÇÃO. Portanto, são quatro os passos que compõem a Lectio divina: leitura, meditação, oração e contemplação.

Dom Guido descrevia a Lectio divina da seguinte forma: "a leitura leva o alimento substancial à boca, a meditação mastiga e tritura esse alimento, a oração obtém o gosto, a contemplação é a própria doçura que alegra e restaura". O leitor orante busca lendo, acha o que busca meditando, chama orando e tudo se abre contemplando. Outro dado imprescindível é que precisamos preparar o coração para se fazer a Lectio divina. Ao nos aproximarmos da Palavra de Deus, estamos nos aproximando do própio Cristo. É preciso sairmos desse encontro com os "nossos ossos triturados" (Cencini), a nossa inteligencia um pouco mais iluminada e a nossa vontade em processo de amadurecimento até atingirmos a perfeição desejada por Deus para cada um de nós.

Para ajudar a compreensão de como fazer a Lectio, gostaríamos de relacionar cada passo com perguntas bem simples, cujas repostas ajudarão você a seguir os passos da Lectio.

O primeiro passo é a leitura que deve ser feita em voz alta e várias vezes, detendo-se em tudo o que o texto narra. Por isso, a pergunta para ajudar você a ler bem é: "O que o texto fiz?". Essa pergunta deve ser respondida de forma impessoal, ainda não relacionando com a sua vida. Você deve retirar o que o texto lhe fornece: os personagens, o tema central, o lugar onde se passa, os sentimentos, a época, os momentos relevantes, os símbolos primordiais, as ações, enfim, tudo o que o texto descreve.

O segundo passo é a meditação, e a pergunta que vai lhe ajudar a meditar é: "O que o texto me diz?".  Agora, comece a modificar o seu relacionemento com o texto escolhido da Palavra, é um momento pessoal, é Deus falando a você de forma pessoal. Você vai refletindo sobre  os valores ou a descoberta dos seus valores.

O terceiro passo é a oração e a pergunta própria para este momento é: "O que me faz dizer o texto?". A oração é levar para fora, por meio dos lábios, o grito do nosso coração abrasado pela Palavra. Ali, expressamos tudo o que surgiu em nossa interioridade. Neste momento, pode acontecer a compulsão do nosso coração, que poderá lervar-nos até às lágrimas pela dor de não fazer a vontade de Deus, sentimo-nos constrangidos diante do imenso amor de Deus por nós.

E, finalmente, passamos para o quarto passo, que é a contemplação. Para nos ajudar a entrar na contemplação, fazemos seguinte pergunta: "O que a Palavra realiza em mim?". Esse  é o momento em que a Palavra começa a alimentar-nos. A Palavra ruminada, esmiuçada, desintegrada, pode agora ser digerida  por nosso espírito, e, então, torna-se fonte de contemplação, de um olhar de amorosa admiração diante do mistério do Cristo, das profundezas de Deus que, nas palavras do texto, se nos manifesta. A contemplação nos faz ultrapassar as fronteiras do texto escolhido, nos faz tocar na pessoa inteira de Jesus, recebenddo dele a força da cura que do seu ser emana. 

 

Webnode

Contato

Pesquisar no site

Bem-vindo ao nosso site  

QUE DEUS TE ABENÇOE!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os  espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Link

Esta seção está vazia.

AS TUAS PALAVRAS SÃO EM TUDO VERDADE DESDE O PRINCÍPIO

E CADA UM DOS TEUS JUSTOS JUÍZOS DURA PARA SEMPRE.

(Sl 119:160)

© 2012 Todos os direitos reservados.

Web grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!