Webnode

SALMOS

O Livro dos Salmos, originalmente chamado de "livro dos hinos", é, sem dúvida, o livro mais conhecido, lido e rezado da Bíblia. Todos os dias a Igreja nos convida a rezar a Liturgia das Horas, que prevê a reza dos 150 Salmos ao longo do mês. Ademais, em todas as celebrações eucarísticas, temos a leitura do "Salmo responsorial", chave que nos ajuda a compreender a primeira leitura e ponte que nos une à segunda leitura e ao Evangelho.

Em todas as celebrações litúrgicas recorre-se aos Salmos para manifestar a Deus o nosso estado de ânimo, seja ele triste ou alegre, preocupado, cheio de angústia, medo ou de esperança e vida. Os Salmos são os melhores amigos de jornada de tanta gente e companheiros fiéis que vêm em nosso socorro para nos dirigir a Deus, mesmo quando o nosso socorro para nos dirigir a Deus, mesmo quando nosso coração está terrivelmente abatido pela morte ou pelo vento gélido da calúnia, ou ainda quando nos sentimos perseguidos por inimigos.

É impossível não apreciar esta antologia de orações criada ao longo de quatrocentos anos, entre 600 a.C. e 200 a.C. Trata-se de uma coletânea de cantos, dirigidos a todas as circunstâncias da vida do homem bíblico, desde a guerra até a paz, da derrota à vitória, da saudade sentida dos amigos distantes à impossibilidade de conviver com aqueles que amamos, da sementeira à colheita, dos perigos enfrentados em casa, na família ou com aqueles com os quais nos relacionamos de alguma forma.

É muito difícil encontrar um sentimento humano que não esteja presente nesse profundo livro, que aborda sabiamente a psicologia e a psicanálise humana. O coração é examinado interior e exteriormente, e tudo se faz claro à luz da Palavra de Deus.São cantos que devem sempre ser cantados ou murmurados segundo as situações em que nos encontramos. Em um único acontecer diariamente em nossa vida. Nossa alma se eleva a Deus com desejo de amor e depois, subitamente, mergulha numa profunda depressão, causada pelos acontecimentos adversos que encontramos como obstáculos em nosso caminho.

Os Salmos são o pão de cada dia, o alimento que nos sustenta para seguir os caminhos da vida. A melhor oração recorda-nos Santo Agostinho e os Padres da Igreja, são os Salmos, pois com eles rezamos utilizandoas mesmas Palavras de Deus, e Ele jamais rejeitaria a sua palavra, porque seria como não acolher a si mesmo. Os Salmos tranquilizam a nossa alma, tranzendo refrigério e força.

SALMOS

19/08/2012 13:29

Foge para os montes, passarinho!

“Confio no Senhor! Como podeis dizer-me: ‘Voa para um monte como pássaro!’ Pois os inimigos...
16/08/2012 21:44

O soberbo diz: Deus não existe

“O ímpio no seu luxo soberbo diz: ‘Ele não repara’, ‘Deus não existe’, eis o que pensa. Seus...
14/08/2012 16:20

O pobre nunca fica frustrado

  “Quero te dar graças, Senhor, de todo o coração, proclamar todas as tuas maravilhas,...
14/08/2012 16:02

Quando contemplo o céu, obra de tuas mãos

  “Quando olho para o teu céu, obra de tuas mãos, vejo a lua e as estrelas que criaste:...
13/08/2012 23:02

Salva-me dos meus perseguidores

  “Senhor, meu Deus, em ti me refugio, salva-me e livra-me de quem me persegue [...]....
13/08/2012 22:45

Até quando, Senhor?

  “Tem piedade de mim, Senhor, pois perdi as forças; cura-me, Senhor, pois meus ossos...
12/08/2012 13:21

Encontro na tua casa

  “Eu, porém, confiando na tua grande piedade entro em tua casa, me prostro diante do...
12/08/2012 12:47

Responde-me Senhor!

  “Quando te invoco, responde-me, ó meu Deus justiceiro; na angústia liberta-me; tem...
12/08/2012 12:36

Posso me deitar e dormir

  “Eis que me deito e durmo, e me acordo, pois o Senhor me sustenta. Não tenho medo da...
12/08/2012 12:25

Tu és meu filho, hoje te gerei

  “Já o estabeleci como meu rei sobre Sião, meu santo monte!” Vou proclamar o decreto...

O poder dos Salmos

O Livro dos Salmos contém orações poderosas. Os salmos 22/23, 90/91, por exemplo, estão nesse caso.

Os religiosos consideram essas orações tão eficazes que o bem proporcionado em seguida é quase imediato. Ao orar, você tem uma expansão da consciência que traz bom resultados.
Você tem alguma dúvida quanto o caminho a tomar? Assevere-se que através da oração, Deus o estará inspirando para a melhor resposta.

O Livro dos Salmos

É uma coleção de 150 composições poéticas, apresentando um conteúdo religioso, considerado como a expressão máxima da alma hebraica em oração. O Livro dos Salmos não contém uma doutrina, mas preces.

Quantos Salmos existem?

O Talmude contava com 147 salmos, correspondentes aos anos de vida do patriarca Jacó, para posteriormente inteirar 150 salmos.
Em hebraico, esta coleção chama-se "Tehillim", da raiz "Hâllal", que significa celebrar. Na versão grega, os salmos são conhecidos como "Psalterion" ou "Psalmói", que significa "cantar com acompanhamento". Este mesmo termo hebraico corresponde à palavra "Mizmôr" da raiz "Zâmar", tocar um instrumento.

Como orar?

A oração deve ser lida de forma sincera, pois foi escrita com essa intenção. Para entender as orações, devemos nos sentir como um salmista. Sua prática confere um vínculo poderoso com nosso anjo de guarda.

Quem escreveu os Salmos?

Nada sabemos sobre os autores dos salmos. Setenta e três deles são atribuídos a Davi, embora não existam citações nos textos que falem com certeza sobre essa atribuição. Os antigos não tinham a preocupação quanto a assegurar a propriedade literária.

Quando foram escritos?

Até algumas décadas acreditava-se que os salmos tinham sido escritos em tempos de cativeiro ou durante o reinado de Davi. O texto hebraico original dos salmos foi sendo avariado no transcorrer dos séculos, apresentando-se, já no século IV, modificados.

Leia a seguir os salmos que são considerados os mais poderosos.

Salmo 23  -  Este salmo favorece a liberdade plena, concede alegria, prazer e entusiasmo juvenil

Salmo 27  -  INABALÁVEL CONFIANÇA EM DEUS

Salmo 41  -   CONFIANÇA E PEDIDO DE AUXÍLIO DE UM ENFERMO

Salmo 90  -  DEUS, PROTETOR DOS JUSTOS

Salmo 138 - AÇÃO DE GRAÇAS POR UM BENEFíCIO

Salmo 143 - ORAÇÃO DE UM PENITENTE

Salmo 145 - LOUVOR PELA GRANDEZA E PELA BONDADE DIVINA

Webnode

Contato

Pesquisar no site

Bem-vindo ao nosso site  

QUE DEUS TE ABENÇOE!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os  espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Link

Esta seção está vazia.

Senhor, não permite que o meu coração se torne arrogante, soberbo. Que eu saivá reconhecer a tua presença por meio do caminho da fé e da simplicidade. Que eu seja humilde e saiba me prostrar diante de ti, cantando as tuas maravilhas e sendo um exemplo de fé e coragem viva nas minhas ações para todos. Amém.

© 2012 Todos os direitos reservados.

Desenvolver site

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!